9.11.09

Código Florestal: institucionalizar a impunidade não é a solução

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br


Medida anunciada pelo Ministro Minc na semana passada como solução ao impasse do código florestal com os ruralistas institucionaliza a impunidade sob o título sugestivo de “Mais Ambiente”.

Proposta de decreto que será levada esta semana ao Presidente Lula determina que não serão aplicadas multas e sanções ambientais por desmatamentos ou degradação florestal ocorridos até a sua entrada em vigor, colocando em dúvida a manutenção dos embargos do uso das áreas ilegalmente abertas, uma das medidas mais fortes para inibir desmatamentos ilegais em todo o País.

É louvável o esforço do governo no sentido de trazer para a legalidade o maior volume possível de produtores rurais hoje em situação irregular. No entanto, é inaceitável que o próprio governo federal incentive o uso econômico de algo em torno de 20 mil km2 desmatados ilegalmente (somente na floresta Amazônica) entre 2007 e 2009, o que representou a emissão ilegal de 800 milhões de toneladas de CO2, quando o próprio Presidente Lula determinou o embargo obrigatório do uso de áreas desmatadas ilegalmente, a partir de dezembro de 2007 (Dec. 6321/07).

Agrava o pacote proposto o fato de que parte da proposta só poderá vigorar imediatamente, como quer o governo, se o presidente editar Medida Provisória o que o obrigará a medir forças no Congresso Nacional com a bancada ruralista em plena véspera das eleições, quando a lógica eleitoral comanda as decisões políticas.

Fórum da Amazônia Oriental - FAOR

Grupo de Trabalho Amazônico - GTA

Rede de ONGs da Mata Atlântica

Grupo de Trabalho de Florestas do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

Amigos da Terra – Amazônia brasileira

APREMAVI

Grupo Ambientalista da Bahia - GAMBÁ

Greenpeace

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM

Instituto Socioambiental - ISA

Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB

IMAFLORA

IMAZON

INESC

Preserve Amazônia

WWF - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs