18.11.09

PLANO MANEJO FLORETAL (CAPITULO 4)

PLANEJAMENTO
DA EXPLORAÇÃO


APRESENTAÇÃO

A localização e o tamanho dos pátios de estocagem, a posição dos ramais de arraste e a direção de queda das árvores são definidas no planejamento da exploração.
Essas informações, em conjunto com os dados do censo (localização das estradas secundárias e das árvores), são utilizadas para elaborar o mapa preliminar de exploração, que será utilizado pela equipe de demarcação e, posteriormente, como guia das equipes de corte e arraste.

LOCALIZAR E DEFINIR O TAMANHO DOS PÁTIOS DE ESTOCAGEM

Localizar os pátios

Os pátios de estocagem devem ser planejados como infra-estrutura permanente da exploração, sendo localizados ao longo das estradas secundárias. A distribuição dos pátios pode ser feita de forma sistemática ou dirigida, conforme o tipo de solo e a topografia da floresta.

Sistemática. Esse tipo de distribuição é recomendada para as áreas planas e com pouca variação de solos, onde o volume de madeira comercial tende a ser estável no decorrer do tempo. Portanto, os pátios têm o mesmo tamanho e devem estar distribuídos em intervalos regulares ao longo da estrada. Neste caso, a distância entre um pátio e outro deve ser igual a distância ótima entre estradas (DOE).
Dirigida. Indicado para áreas irregulares com diferentes tipos de solo e topografia (Figura 1b). O tamanho e a localização dos pátios (feita com base na DOE) variam em função da topografia do terreno (o pátio deve ficar em uma área plana) e do traçado da estrada (evitar as curvas).

Definir o tamanho dos pátios

O tamanho dos pátios é determinado em função do sistema de transporte das toras e do tipo de veículo utilizado.
Existem dois sistemas de transporte: um paralelo e outro posterior ao arraste de todas as toras. No sistema "paralelo", os pátios têm uma área menor, uma vez que as toras não são estocadas ao mesmo tempo. No "posterior", os pátios são maiores, pois é necessário estocar todo o volume de uma só vez.
Pode-se utilizar dois tipos de veículo para o transporte das toras: o caminhão com carroceria pequena (pátios menores) e a carreta longa (pátios grandes).
O sistema de transporte das toras influenciará a largura dos pátios, enquanto o tamanho da carroceria do caminhão o seu comprimento.

AMPLIAÇÃO DO MAPA BASE

Para facilitar o planejamento da exploração e o manuseio do mapa preliminar, amplia-se cada seção do mapa do censo contendo um pátio. O tamanho ideal é o de uma folha de papel quadriculado formato A3 (30 cm x 42 cm). O planejador, para ampliar o mapa, utiliza lápis e papel quadriculado ou faz uma fotocópia.



DEFINIR OS RAMAIS DE ARRASTE E A DIREÇÃO DE QUEDA DAS ÁRVORES

Primeiro, define-se o ramal principal de arraste. Em seguida, a direção de queda das árvores e a localização dos ramais secundários. Por último, indica-se a ordem de arraste das árvores e, eventualmente, a necessidade de traçá-las.
A trajetória dos ramais de arraste (principal e secundários) deve ter um formato tipo "espinha de peixe". Este reduz o caminho entre a tora e o pátio; diminui a densidade de ramais; e faz com que os ângulos na sua junção sejam suaves.



Como definir o ramal de arraste

1. Delimitar as árvores que podem ser retiradas por um único ramal. Essas árvores devem estar próximas entre si, em um grupo de no máximo 15 indivíduos. Assim, reduz-se a compactação do solo ao longo do ramal central. Caso a concentração ultrapasse 15 indivíduos, recomenda-se dividi-los para mais de um ramal.

2. Desenhar o ramal central de arraste no sentido pátio-arraste. O ramal deve estar em uma posição intermediária entre as árvores e ser o mais reto possível.Recomenda-se que a ligação do ramal ao pátio seja feita no seu comprimento (fundos ou frente), deixando as laterais para armazenar as toras.




Como definir a direção de queda das árvores

Inicialmente, considera-se a direção de queda da árvore indicada no censo florestal. Em
seguida, define-se a direção de queda no mapa preliminar de exploração com base nos seguintes critérios:

1. Proteger as árvores matrizes ou árvores para colheita futura (árvores com DAP entre 30 e
45 cm), mesmo que a sua queda não favoreça o arraste. Para facilitar o arraste, atora pode ser traçada.

Como planejar o traçamento de toras

Algumas vezes, é necessário indicar a derrubada de árvores em uma direção desfavorável ao arraste. Nesta situação, as árvores devem ser mapeadas como "árvores a serem traçadas". A orientação para a divisão resulta em redução dos danos ecológicos durante o arraste. No mapa preliminar de exploração, a indicação para traçamento deve ser feita com um traço no desenho do tronco da árvore. As toras muito longas (por exemplo, maiores que 12 metros) e grossas, mesmo que possam cair em direção favorável ao arraste, também devem ser indicadas no mapa como "árvores a serem traçadas".

2. Evitar a direção de queda de várias árvores para um mesmo local. Isso impede a junção de copas, reduzindo o tamanho da clareira e o acúmulo de restos de vegetação.
3. Evitar que o tronco de uma árvore caia sobre outro. Desta forma, as chances de rachadura e desperdício de madeira são menores.
4. Direcionar, sempre que possível, a queda da árvore no sentido oposto ao ramal. Assim, a tora pode ser guinchada pela base do tronco, facilitando a operação.

A Figura 6 mostra como planejar o corte das árvores seguindo as recomendações acima.

Recomenda-se anotar no mapa as árvores cuja direção de queda não pode ser alterada. Isso ajuda na definição dos ramais, bem como antecipar alguns problemas, por exemplo, o cruzamento de árvores ou junção de copas na queda. A solução para esse problema é arrastar as toras em etapas. As árvores que provocariam o cruzamento são cortadas e arrastadas primeiro, enquanto as restantes seriam extraídas em etapas posteriores. A ordem de arraste dessas toras é indicada no mapa de exploração.

Como definir os ramais secundários de arraste

Os ramais secundários devem ser definidos após o mapeamento do ramal principal e a indicação da direção de queda das árvores. Esses ramais devem:
1. Estar conectados ao principal na forma de "espinha de peixe".
2. Estar ligados ao ramal principal em um local livre de obstáculos como árvores matrizes e de valor comercial futuro.

Algumas vezes, os ramais de arraste secundários podem ser ramificados em terciários. Neste caso, segue-se a regra de planejamento do ramal principal, ou seja o ramal secundário deve passar na região central das árvores que serão arrastadas através dos terciários.

SITUAÇÕES DIFÍCEIS AO PLANEJAMENTO

Em alguns casos, não é possível planejar os ramais de arraste no mapa. Por exemplo, pode ser difícil a aproximação do trator até a tora por causa da presença de árvores nessa trajetória. Além disso, não parece claro qual o melhor caminho para contornar esse obstáculo (Figura 9). Essa situação apenas será resolvida na demarcação da exploração. Entretanto, se existir alguma solução aparente, indicar a trajetória do ramal de arraste com uma linha pontilhada seguida de um sinal de interrogação.

CONCLUSÃO

O planejamento da exploração é complexo, pois muitos fatores devem ser considerados ao mesmo tempo na tomada de várias decisões. Esse planejamento utiliza as informações sobre a distribuição das árvores, direção de queda provável, localização das estradas, formato do talhão e topografia para produzir um plano capaz de reduzir os danos ecológicos, os desperdícios de madeira e de aumentar a produtividade da exploração.

O produto do planejamento é o mapa preliminar de exploração, que será o guia da equipe de demarcação, podendo sofrer modificações de acordo com as condições específicas da floresta.

Fonte:MANEJOFLORESTAL.ONG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs