23.11.09

PLANO DE MANEJO FLORESTAL (CAPITULO 5)

DEMARCAÇÃO DA EXPLORAÇÃO FLORESTAL

APRESENTAÇÃO

A demarcação das estradas, ramais de arraste, pátios de estocagem e a indicação da direção de queda das árvores no campo tomam como base o mapa preliminar de exploração. A equipe de demarcação faz ajustes nesse mapa de acordo com as condições da floresta.Como resultado, tem-se o mapa do planejamento, a ser usado para guiar as operações de corte e arraste.

DEMARCAÇÃO DAS ESTRADAS

1. Localizar o início da estrada conforme a indicação do mapa preliminar de exploração.
2. Abrir a trilha no eixo central da estrada. Utilizar uma bússola para o seu direcionamento.
3. Sinalizar o eixo central da estrada com fitas coloridas amarradas em balizas de madeira de aproximadamente 2 metros de altura. A distância entre as balizas (em geral, 20 a 25 metros) deve permitir que o tratorista possa ver a indicação seguinte.
4. Fazer desvios suaves nos trechos da estrada onde houver árvores matrizes, árvores para a exploração futura (DAP entre 30 e 45 cm), árvores de valor atual (DAP maior que 45 cm) e variações topográficas (elevações de terreno, baixões).

Em geral, tais desvios representam um afastamento lateral de cerca de 1 metro do obstáculo. Entretanto, no caso das árvores matrizes e árvores de valor comercial futuro, o desvio deve passar mais longe, cerca de 3 metros. Para que seja suave, esse desvio inicia a 15 metros de distância do obstáculo, observando a relação 1:5 (5 metros de distância para cada metro de desvio.


A estrada segue a trajetória do desvio até encontrar um novo obstáculo, daí volta ao seu eixo original. O retorno obedece a mesma relação de 5 metros de distância para cada metro de desvio. A equipe de demarcação pode sinalizar o início e o final do desvio usando uma e duas fitas coloridas, respectivamente.




DEMARCAÇÃO DOS PÁTIOS DE ESTOCAGEM

1. Definir o local do pátio de acordo com o mapa preliminar de exploração e as seguintes condições da floresta:
· preferir locais onde a vegetação é rala (árvores com DAP menor que 20 cm) ou em clareiras;
· evitar locais onde existem tocos de árvores;
· escolher locais planos, porém com boas condições de drenagem.

2. Iniciar a demarcação do pátio abrindo trilhas sinalizadas com balizas e fitas coloridas. As balizas devem estar distantes umas das outras cerca de 3 metros, para facilitar a visão do tratorista. Usar fitas de cores diferentes das utilizadas na demarcação das estradas.

Sugestão de cores para sinalização das estradas e pátios
(Usar preferencialmente fitas plásticas)
Vermelho: indica o eixo da estrada.
Amarelo: localiza o início e o final de cada desvio ao longo da estrada.
Laranja: demarca as bordas do pátio.

DEMARCAÇÃO DOS RAMAIS DE ARRASTE

A equipe de demarcação, formada por um planejador, um motosserrista e um balizador, deve:

1. Localizar no pátio o início do ramal de arraste de acordo com o mapa preliminar de exploração.
2. Verificar, ao longo do trecho indicado para o arraste, possíveis obstáculos como árvores matrizes, árvores de valor futuro (DAP entre 30 e 45 cm), variações topográficas, tocos e árvores caídas naturalmente. Neste caso, a trajetória do ramal deve ser alterada ou desviada (observar as regras do desvio da estrada). Repetir o mesmo procedimento para a demarcação dos ramais secundários e terciários.
3. Abrir uma picada até a última árvore a ser derrubada no ramal. O caminho deve ser o mais curto e de menor resistência para o trator.

Alterar os ramais de arraste

Nos casos em que não é possível controlar a direção de queda da árvore para
evitar obstáculos ao arraste, pode-se traçar a tora ou mudar completamente a trajetória do ramal.

4. Demarcar os ramais de arraste (principal e secundários) com fitas coloridas amarradas
nas balizas com altura de 2 metros, permitindo a visão do tratorista. O final de cada ramal de arraste é indicado por duas fitas coloridas, sinalizando onde o trator deve parar.

5. Escolher o ponto de ligação entre os ramais secundários e o principal em locais sem árvores caídas, tocos, árvores de regeneração ou qualquer outro obstáculo ao arraste.

6. Demarcar com fitas coloridas as árvores caídas naturalmente ao longo do ramal de arraste. Essas árvores serão traçadas e removidas durante as etapas de corte e arraste, respectivamente.

Sugestão de cores para demarcação dos ramais de arraste
Branco: ramal principal de arraste.
· O ramal central é indicado por uma fita branca.
· O final do ramal (parada da máquina para o engate das
toras) é indicado por duas fitas brancas.
Azul claro: ramal secundário de arraste.
· O ramal secundário é indicado por uma fita azul.
· O final do ramal secundário é indicado por duas fitas azuis.

*O princípio para o uso de cores na demarcação é que estas exerçam um forte contraste com o tom verde dominante da floresta. As cores recomendadas são laranja, vermelho, amarelo, branco e azul claro.

AJUSTE NA DIREÇÃO DE QUEDA DAS ÁRVORES

Às vezes é necessário mudar a direção de queda das árvores para proteger as árvores de valor econômico futuro (DAP entre 30 e 45 cm) e árvores matrizes, garantir a segurança dos trabalhadores da exploração, bem como evitar desperdícios e formação de grandes clareiras. Os ajustes são feitos pelo motosserrista com base no mapa preliminar de exploração e nas características da árvore e da floresta ao redor.

A direção de queda das árvores deve ser definida e anotada nesse mapa. É necessário
também modificar e anotar no mapa a localização do ramal de arraste. Pode ocorrer ainda mudanças na direção de queda de outras árvores próximas.
Sinaliza-se a direção de queda das árvores com fitas coloridas fixadas em balizas distantes 3 metros da árvore.

Por último, verificar se a direção de queda das árvores dificultará o arraste das toras. Se for o caso, fazer um traço sobre o desenho dessas árvores no mapa preliminar de exploração indicando que elas precisam ser traçadas.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A etapa de demarcação geralmente antecede a chegada das máquinas na área de exploração. No entanto, quando o cronograma de trabalho indicar que as operações de demarcação e abertura de estradas e pátios devam ser simultâneas, as duas equipes devem trabalhar distantes uma da outra em um intervalo de dois pátios, ou aproximadamente 100 metros.

CONCLUSÃO
A partir das mudanças feitas durante a demarcação, elabora-se o mapa do planejamento. Esse mapa deve conter a trajetória da estrada, o local dos pátios, a trilha dos ramais de arraste e a direção de queda das árvores. Na floresta, por sua vez, as marcações com balizas orientarão as equipes de abertura de estrada e pátios, corte das árvores e arraste das toras.

Fonte:Manejoflorestal.ong

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