12.1.10

As catástrofes climáticas vão continuar

Por Redação Envolverde




Os desastres anunciados, que tem atingido centenas de famílias em todo o Brasil, continuarão a ocorrer, a menos que as autoridades tenham a coragem de dizer não aos que promovem uma ocupação do solo de forma predatória, desorganizada e ilegal.

A opinião é do jornalista Dal Marcondes, que participou nesta segunda-feira de um debate sobre as questões climáticas no programa AllTVDebate, da TV por internet, AllTV. O problema é que os nossos políticos não gostam de dizer não, mas nesse caso é preciso dizer, porque está em risco a vida das pessoas, explica Marcondes, jornalista especializado em meio e ambiente e fundador da Envolverde.

Segundo ele, não se pode esperar uma redução da ocorrência desses fenômenos daqui para frente. O jornalista explica que em virtude do processo de aquecimento global a tendência é que as condições extremas do clima, isto é os verões mais quentes e chuvosos e os invernos mais secos e frios, ocorram em níveis mais críticos a cada ano.

A medida mais importante para tratar da questão adequadamente, em sua opinião, é o grande esforço global de mitigação, para tentar conter a elevação da temperatura média da Terra.

Sobre o fracasso de Copenhague, Dal Marcondes explicou que o resultado já era esperado pelos observadores e negociadores mais importantes, uma vez que os maiores impecílios a um acordo global tem vindo dos EUA e da China, os dois maiores poluidores do Planeta. O primeiro porque ainda depende de arranjos em sua política interna e o segundo porque não quer abrir mão de sua liberdade de emitir, em nome do desenvolvimento.

Marcondes deixou claro, no entanto, que este é um processo de negociação que começou com o Protocolo de Quioto e não tem data para terminar. O próximo passo, segundo ele, dever ser dado no final deste ano, na COP-16, no México.

Essas e outras questões foram debatidas pelo jornalista com o apresentador do programa, Patricio Bentes, e com o público que participou, fazendo perguntas e observações on-line.

Veja o video do debate no link:

http://www.alltv.com.br/ondemand.php?idond=4954



(Envolverde/Envolverde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs