16.7.10

Embrapa Orienta Uso de Espécies Nativas em Sistemas Agroflorestais


Sistemas Agroflorestais são sistemas de produção que combinam, em uma mesma área, cultivos agrícolas de ciclo curto (feijão, milho, etc.), árvores frutíferas e espécies florestais para uso madeireiro ou uso múltiplo (extração de frutos, óleo, essências florestais; fabricação de fitoterápicos, etc.) podendo incluir ainda plantio de forragem para pastejo de animais.

O Prosa Rural desta semana fala sobre as vantagens do uso de espécies arbóreas nativas em sistemas agroflorestais na região Sul do País. Também conhecido como SAF, o sistema agroflorestal permite que as diversas atividades desenvolvidas interajam econômica e ecologicamente, permitindo ampliação da renda do produtor aliada a um maior equilíbrio ambiental.

No passado, a araucária e outras madeiras típicas do Sul do Brasil atendiam à demanda por madeiras nobres, demanda essa que hoje é suprida apenas por madeiras importadas de outras regiões do país, principalmente da Amazônia. Essa substituição causa dependência sócioeconômica e contribui para prejuízos ambientais. Além disso, outros produtos, como frutas, sementes, forragem animal, fitoterápicos, fitocosméticos e tinturas, raramente são oferecidos pelas espécies introduzidas.

“As espécies nativas apresentam características que normalmente não são encontradas em espécies exóticas”, afirma o pesquisador da Embrapa Florestas, Amilton Baggio, ao recomendar o uso de espécies nativas para compor os sistemas agroflorestais na região sul do Brasil. A fim de evitar competição entre as espécies, desequilíbrio ambiental e garantir aumento de renda, o produtor deve estar atento a dois fatores essenciais no momento de implantação de um SAF: a seleção das espécies e o arranjo espacial entre elas.

Espécies que possuem substâncias tóxicas que inibem o crescimento de outras plantas, como o timbó, o cinamomo e a timbaúva devem ser evitadas. Possuir raízes profundas, apresentar bom crescimento e copa rala e pequena, que permita uma boa passagem da luz do sol estão entre as características desejáveis para espécies arbóreas que vão compor um SAF.

Araucária, erva-mate, ipês e algumas canelas são algumas das espécies recomendadas para áreas de clima mais frio, com ocorrência de geadas. Para climas mais cálidos, como os do litoral da região Sul e do norte do Paraná, algumas espécies indicadas por Amilton Baggio são louro-pardo, canjarana, canela-preta, mandiocão, entre outras.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Fonte: Embrapa Florestas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs