26.9.10

Bahia terá 100 mil hectares de seringueiras


Até o ano 2030, a Bahia terá 100 mil hectares de seringueiras em regiões como baixo sul, recôncavo e litoral norte do Estado.

Esta é uma das metas prioritárias definidas pela Câmara Setorial da Seringa e pelo Programa de Desenvolvimento da Heveicultura do Estado da Bahia, anunciada  pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na abertura do II Congresso Brasileiro de Heveicultura, no Centro de Convenções de Ilhéus. O secretário destacou que, no contexto do planejamento estratégico que está sendo elaborado para a agropecuária da Bahia para os próximos 20 anos, um dos objetivos é alcançar a autosuficiência da borracha natural para consumo das indústrias instaladas no Estado.
O secretário lembrou que a Bahia tem hoje cinco indústrias de pneus, “mas só produzimos 30% da matéria prima que elas consomem. O restante, 70%, é importado”. De acordo com o planejamento da Câmara Setorial, a heveicultura, (como é chamado o cultivo de seringueira), deverá passar de 15 mil toneladas/ano de borracha seca para a produção de 61,5 mil toneladas no ano de 2030 no estado da Bahia.
Além do secretário da Agricultura, a cerimônia de abertura contou com as presenças do diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Jay Wallace da Silva, que representou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Gonçalves Rossi.
Os mais de 600 participantes do congresso vão debater, dentre outros temas, a necessidade de expansão da cultura da seringueira no Brasil.O objetivo é suprir a demanda interna e contribuir com a redução do déficit de cerca de 170 mil toneladas anuais de borracha natural no Brasil, que atualmente depende da importação de grandes quantidades.


Fonte: Jornal Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs