19.9.10

Investir no setor primário: florestar propriedades abandonadas



A venda de madeira seja para pasta de papel bem como para serrações é um negócio a explorar, tirando partido para quem já é proprietário bem como fazer aquisições para esse propósito.








Como bem sabemos ativos que não geram rendimentos, tais como os terrenos abandonados são um fardo nos patrimónios de cada um, pois os impostos terá sempre que os pagar, assim existem 2 possibilidades ou soluções para rendibilizar esses mesmos activos: vender/arrendar  ou investir. Na vertende da venda estamos limitados, pois nos terrenos agricolas ou desertificados (abandonados) geralmente não se pode construir, logo o valor do terreno é muito menor, sendo por vezes insignificante, existe também o caso de não haver alguém que esteja interessado na sua aquisição. O caso muda de figura caso seja uma enorme extensão de terreno, pois abre também a possibilidade de arrendamento a agricultores e empresários do setor.
Investir nos terrenos é também uma opção, especialmente nos terrenos que não possuem qualquer bem útil, como é o caso terrenos abandonados, aí pode-se investir num dos negócios mais antigos e que quem tem posses no interior do País sabem bem do seu valor. A venda de madeira seja para pasta de papel bem como para serrações é um negócio a explorar, tirando partido para quem já é proprietário bem como fazer aquisições para esse propósito.
Na minha opinião vejo 4 grandes possibilidades de investimento para este tipo de aproveitamento dos terrenos abandonados:
Plantação de eucaliptos
O eucalipto é uma árvore que cresce muito rapidamente, sendo possivel obter rendimento a cada 8 a 10 anos. A sua utilidade é essencialmente para pasta de papel, tem a particuliriedade deter quotas por parte do ministério da Agricultura e Pescas. Actualmente a venda é de sensivelmente 35€ a tonelada, e apenas são necessários em média 2,5 arvores para atingir essa meta. Com um espaçamento de 2 metros entre árvores num Hectare podem ser platandos 2500 Eucaliptos, é só fazer as contas, mas: cada Hectare pode render até 35 mil Euros por corte.
Plantação de pinheiros
Os pinheiros geralmente vão-se apoderando das propriedades abandonadas, mas nem em todas isso acontece. Sendo uma madeira quie serve para pasta de papel e para fazer móveis ou simplesmente para forneceder serrações, tem um valor de mercado identico ao eucalipto, mas o seu periodo de crescimento dura sensivelmente 20 anos.
Plantações de sobreiros
Sendo a cortiça um produto mediterraneo, e Portugal lider mundial do sector com variadas applicações desde a simples rolha de cortiça para vinho ou a sua utilização em produtos aeroespaciais, dizem bem das qualidades e caracteristicas unicas que possue. Talvez o maior problema deste tipo de cultura é a fase inicial, pois são precisos 19 anos para tirar a primeira cortiça (virgem), sendo por isso só possivel iniciar a rendibilização do investimento passadios  28 anos, já que a tiragem da cortiça ocorre de 9 em 9 anos.
Madeira exótica
Um investimento mais arrojado neste sector será a produção de madeiras exóticas para móveis ou objectos de elevado valor, assim a cerejeira ou o carvalho ocupam um lugar de destaque, existindo já em Portugal, contudo será necessário fazer um estudo exaustivo do solo e do clima para saber onde se podem plantar, coisa que não acontece com as especies anteriores, pois são mais adequados genericamente ao clima português.
Uma expressão dos ”Homens antigos” que diz muito sobre este tipo de investimento é: “ quem planta eucaliptos, pensa em si. Quem planta Pinheiros, pensa nos filhos. Quem planta sobreiros, pensa nos netos”. Agora é só pensar a quem queremos dedicar este investimento.




Fonte:

http://investidor.pt/

Um comentário:

Nuno disse...

Olá Gostaria de solicitar um link para o artigo original: http://investidor.pt/investir-no-sector-primario-florestar-propriedades-abandonadas/
Obrigado

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs