27.11.10

Carregamento recorde para China tira indústria de ferro-gusa do sufoco


São Luís (MA) está preparando um carregamento de 147 mil toneladas de ferro-gusa, para serem transportados à China. Segundo o presidente do Sifema (Sindicato da Indústria de Ferro-Gusa do Maranhão) Cláudio Azevedo, o volume representa pouco mais de 50% do que existe nos pátios das empresas de Açailandia, onde ainda se encontram quatro das sete existentes no estado, em plena operação.

O carregamento começou a ser feito nesta segunda-feira (22) e de acordo com o presidente do Sifema, a parceria com a Vale foi fundamental para esta operação, já que somente ela tinha porto para atracar um navio de grande porte. Para ele, o acordo comercial com a China é de fundamental importância para o setor, pois este consegue agora entrar no maior mercado consumidor do Planeta, o chinês.

Azevedo revela que, as exportações para os Estados Unidos eram sempre no volume de 70 mil toneladas, enquanto no primeiro embarque para a China o volume foi acima do dobro.

O navio contratado para esta operação, M/V Agility, fará o transporte da produção das empresas Viena, Gusa Nordeste, Margusa e Fergumar (no Maranhão) e Sidepar (no Pará). É a primeira vez que empresas brasileiras contratam um navio capesize, que tem o dobro da capacidade do tipo panamax, que são utilizados para as exportações para os Estados Unidos.

Com esta operação, as cinco empresas realizam o maior embarque de ferro-gusa já registrado no Mundo em um único navio. “Esse é um marco importante para o setor, pois saímos de um patamar de embarque de 70 mil toneladas para o dobro disso, o que nos torna mais competitivos no mercado asiático de ferro gusa, barateando consideravelmente nosso frete marítimo”, acredita Rodrigo Valladares, diretor da Viena Siderúrgica, uma das empresas exportadoras.


Fonte: Maranhão Hoje – Adaptado por Painel Florestal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs