29.11.10

ONGs precisam ter respeito e responsabilidade no debate sobre código florestal


Ao afirmar que o Brasil não cumprirá as metas ambientais do acordo de Copenhague, se a Câmara dos Deputados aprovar as alterações do Código Florestal Brasileiro propostas no relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), a ONG “Observatório do Clima” não se mostra à altura do debate sobre o assunto, falta com a verdade e age de maneira equivocada e irresponsável.


Não é verdade que entre as alterações propostas ao Código está a dispensa de reserva legal para pequenas propriedades (até quatro módulos fiscais) e a redução de 30 m para 15 m da área de preservação nas margens dos córregos (rios com até 5 metros de largura).
Os responsáveis pela ONG “Observatório do Clima” apresentaram aos jornalistas e à sociedade um documento que causa enorme prejuízo à imagem do Poder Legislativo e do Brasil sem ter o cuidado de ler o texto do deputado Aldo Rabelo.
No parágrafo 4º - artigo 13 do relatório, aprovado em julho pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados está explícita a exigência da reserva legal nas pequenas propriedades ou posses rurais.
O documento da referida ONG mente ao afirmar, ainda, que as mudanças no Código permitirão novos desmatamentos que podem chegar a milhões de hectares. A verdade é o contrário disso. Não há qualquer menção a novos desmatamentos no relatório.
Comprometidos com a preservação, os produtores apóiam a atualização do Código Florestal, que devem ser efetuadas com independência pelo Poder Legislativo, para garantir a segurança jurídica ao setor agropecuário. Não custa lembrar que o setor responde por um terço dos empregos e 42% das exportações nacionais. Para o Brasil, e os brasileiros, este debate é coisa séria e não pode ser tratado com mentiras e afirmações levianas. Em toda e qualquer discussão existem limites éticos. E a verdade é o principal deles.




Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs