2.11.10

Plantio de Eucalipto



Marcelo de S. M. Crestana
Rildo Moreira e Moreira
Esp�cies do g�nero Eucalyptus tem grande potencial de uso nas propriedades rurais.

A madeira desse g�nero pode ser usada na propriedade como fonte de energia - fog�o � lenha, secador de gr�os e para uso estrutural - serraria, mour�o de cerca, madeiramento de telhado, esteio de galp�o.
O plantio de eucalipto pode ser uma atividade econ�mica vari�vel ao produtor.
 As �rvores das diversas esp�cies de Eucalyptus se desenvolvem r�pido e t�m madeira de boa qualidade. Como s�o muitas as esp�cies existentes, temos de escolher aquelas que melhor se adaptem � regi�o de plantio e � finalidade de uso.
Al�m disso, por sua rusticidade e versatilidade o plantio de eucalipto tamb�m pode ser realizado em �reas impr�prias �s culturas agr�colas convencionais.
Escolha das esp�cies
Existem mais de 21 esp�cies comerciais de eucalipto, algumas com madeira mais densa, outras com flora��o precoce e, ainda, as que fornecem �leo essencial para a ind�stria. � f�cil encontrar uma esp�cie de eucalipto que atenda �s necessidades do produtor e que seja indicada para determinada regi�o.
Esp�cies mais recomendadas para diversas finalidades
 Para mour�o de cerca: E. citriodora, E. torelliana e E. cloeziana
 Produ��o de mel (pasto apicola): E. urophylla, E. camaldulensis e E. robusta.
 �leo essencial: E. citriodora, E. exserta e E. staigeriana.
 Carv�o vegetal: E. paniculata, E. cloeziana e E. citriodora.
 Celulose e papel: E. grandis, E. urophylla e E. saligna.
 Serraria e constru��o civil: E. grandis, E. dunnii e E. pilularis.
 Marcenaria: E. grandis, E. maculata e E. citriodora.
As mudas devem ser sadias e homog�neas, de boa proced�ncia e indicadas para a regi�o, recomendando-se o plantio de uma s� esp�cie por talh�o.
Preparo do solo
O preparo adequado do solo depende de sua condi��o de umidade, do dimensionamento, da utiliza��o correta dos equipamentos, m�quinas e implementos a serem utilizados.
Para o plantio de eucalipto, a melhor alternativa � o cultivo m�nimo. Pode-se empregar o subsolador ou o escarificador, para o adequado preparo da linha de plantio, combinando com o herbicida aplicado em �rea total, O objetivo dessa etapa � preparar o solo apenas no local de plantio das mudas (linha de plantio).
A profundidade de preparo da linha de plantio depende do tipo de solo.
Espa�amento
Dentre as v�rias condi��es, o espa�amento e a quantidade de plantas por hectare a serem adotados devem estar de acordo com o n�vel de tecnologia dispon�vel. Pode-se adotar espa�amento maior (3,5 x 3,0 a 3,5m entre ruas x 3,0m entre plantas) - aproximadamente 950 plantas por hectare - quando o n�vel tecnol�gico � elevado e o �ndice de mortalidade de mudas plantadas � inferior a 1%.
Espa�amentos menores (93,0m x 2,0m ou 3,0m x 1,5m) - com 1.660 a 2200 plantas por hectare - devem ser adotados em plantio onde a sele��o das mudas, o preparo de solo, a qualidade das opera��es florestais, entre outros fatores, ainda n�o atingiram o padr�o tecnol�gico desej�vel.
Outro fator importante na determina��o do espa�amento � a finalidade do plantio. Na produ��o de madeira para celulose, mour�es de cerca ou energia - lenha e carv�o - pode-se utilizar espa�amento menor, com estimativa de corte da floresta ao redor de 7 anos. Na produ��o de madeira para serraria, ou para poste pesado, podem-se utilizar espa�amentos maiores. Para isso � necess�rio que o n�vel tecnol�gico seja compat�vel, a esp�cie plantada seja a indicada, que os desbastes seletivos ocorram com corte de 30 a 50% das �rvores e que a estimativa de corte da floresta esteja acima de 12 anos.
Aduba��o
A floresta de eucalipto responde favoravelmente � aduba��o, principalmente a de plantio. O ideal � usar aduba��o recomendada a partir da an�lise do solo. Pode-se indicar uma aduba��o baseada na exig�ncia da cultura.
 250 a 300kg de superfosfato triplo por hectare. distribu�dos na linha de plantio durante o preparo de solo ou imediatamente ap�s o plantio, ou
 350 a 400kg de adubo NPK 06-30-06, distribu�dos da mesma forma que o superfosfato triplo.
Al�m dessa aduba��o rica em f�sforo, realizada durante o plantio, � necess�ria a aduba��o com nitrog�nio e pot�ssio, realizada de 3 a 6 meses ap�s o plantio. Para isso podem-se usar sulfato de am�nio e cloreto de pot�ssio, ou ainda 150 a 200 kg por hectare do adubo NPK 18-06-24. Cabe destacar que a produtividade da floresta de eucalipto, entre outros fatores, est� fortemente relacionada � disponibilidade de nutrientes.
Controle das formigas
A principal praga que afeta a floresta de eucalipto � a formiga cortadeira. N�o se obt�m resultados positivos sem o seu efetivo combate, mesmo com bom preparo de solo, emprego de espa�amento adequado e aduba��o correta.
O controle da formiga cortadeira se efetiva e � de qualidade, quando o combate � realizado antes do plantio.
Uma �rvore adulta de eucalipto pode suportar uma desfolha. No entanto, a desfolha por um formigueiro, numa floresta jovem, pode inviabilizar o empreendimento.
Recomenda��es gerais de plantio
As mudas para plantio devem ser padronizadas em lote homog�neo. o plantio das mudas pode ser irrigado ou ocorrer em per�odos mais chuvosos. Nos casos em que a irriga��o � necess�ria, recomenda-se irrigar com 3 a 4 litros de �gua/planta no dia do plantio. Somente em condi��es clim�ticas muito secas a opera��o � repetida uma ou duas vezes.
Em geral, apenas uma irriga��o bem-feita � suficiente para o desenvolvimento das mudas.
Plantio
A �rea de plantio deve estar demarcada e o plantio ser feito com o aux�lio do enxad�o, para as mudas embaladas em sacos pl�sticos, ou com o auxilio da plantadeira manual, para as mudas produzidas em tubetes. Quando se tem um bom preparo de solo, a cova poder� ter a dimens�o do recipiente da muda. As mudas devem ser colocadas a prumo nas covas fazendo-se um coroamento ao seu redor, no n�vel da superf�cie do solo.
Lembretes
 Adquirir sempre mudas de proced�ncia conhecida.
 Deve-se controlar muito bem as ervas daninhas, principalmente durante o primeiro ano.
 O controle de formigas cortadeiras � obrigat�rio.
 A reposi��o de falhas (replantio de mudas perdidas) deve ocorrer, no m�ximo at� 40 dias do plantio.
Origem: Coordenadoria de Assist�ncia T�cnica Integral - CATI - www.cati.sp.gov.br

 Marcelo de S. M. Crestana � Engenheiro Agr�nomo do Escrit�rio de Desenvolvimento Regional/CATI - EDR de Piracicaba
Contato: marcelocrestana@gmail.com

Rildo Moreira � Engenheiro Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz", ESALQ/USP,Esta��o Experimental de Itatinga.

Dados para cita��o bibliogr�fica(ABNT):
CRESTANA, M.S.M.; MOREIRA, R.  Plantio de Eucalipto. 2009. Artigo em Hypertexto. Dispon�vel em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_3/eucalipto/index.htm>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs