24.1.11

Projeto quer restauração de matas ciliares


Embrapa Cerrados inicia estudo Aquaripária sobre recuperação ecológica da vegetação de margens de rios e mananciais.


Importantes tanto para a conservação da qualidade da água, quanto para a preservação da biodiversidade aquática e terrestre, as matas ciliares (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais) são tema do projeto Aquaripária, iniciado neste mês de janeiro e com duração prevista para 36 meses. 
Segundo a coordenadora do projeto Lidiamar Albuquerque, o objetivo é iniciar um processo de restauração ecológicaem trechos de matas ciliares ao longo das bacias hidrográficas brasileiras. "As ações iniciais vão ser realizadas nas cabeceiras das bacias do São Francisco, Paraná e Tocantins, todas localizadas no Distrito Federal", explica. 

De acordo com a pesquisadora, os resultados conseguidos nesses locais poderão servir de base para outros do bioma Cerrado. "Vamos testar metodologias de recuperação nessas áreas para que sejam implantadas em áreas semelhantes do bioma", afirma. 

O estudo envolve 20 profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Cerrados e da Universidade de Brasília. “Vamos estudar tanto o processo de recuperação dessas matas, quanto a sua influência na qualidade da água dos rios. O que se busca é propor métodos mais viáveis economicamente e que permitam melhorar a saúde dos ecossistemas aquáticos e terrestres e de sua biodiversidade", diz Lidiamar. 
Recuperação
O projeto, intitulado Aquaripária: restauração ecológica de ambientes ripários (ciliares) sob influência de atividades agrícolas e urbanas em mananciais de três bacias hidrográficas, prevê também a utilização de áreas de referências similares às que existiam antes da degradação. "Isso funcionará como parâmetro das condições desejadas na restauração ecológica", explica. Segundo a pesquisadora, com o desenvolvimento do projeto espera-se uma série de benefícios para o conhecimento científico brasileiro, para as populações afetadas pela degradação das zonas ciliares de bacias hidrográficas e a manutenção da biodiversidade. 

As matas ciliares atuam na contenção dos processos erosivos ao longo do rio e servem de refúgio e fonte de alimento para a fauna terrestre e aquática. Elas funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d´água, afetando a qualidade da água e consequentemente a fauna aquáticae as pessoas.


Fonte: Globo Rural Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs