4.2.11

Integração ganha espaço no meio rural


Estratégia consiste em consorciar diferentes sistemas produtivos em uma mesma área.


Minas Gerais já conta com 442 Unidades Demonstrativas (UDs) de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). O sistema consiste em consorciar diferentes sistemas produtivos de grãos numa mesma área onde também se explora a pecuária e o cultivo de arbóreos, principalmente eucalipto.
As UDs foram implantadas entre 2008 e 2010 e fazem parte de um programa coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Em sua forma original, a proposta de integração contava apenas com a produção de grãos e pecuária bovina (leite e corte)."
Ao incluir a proposta de ILPF em suas políticas de desenvolvimento da agropecuária, a Secretaria da Agricultura de Minas agregou a produção de florestas", destaca o superintendente de Desenvolvimento Rural Sustentável (SDRS), Guilherme de Oliveira Mendes. O objetivo, ele diz, "é intensificar a produção agrícola com sustentabilidade e criar novas alternativas de renda para o produtor".
As unidades demonstrativas são utilizadas como vitrines tecnológicas para pesquisadores, extensionistas e agricultores conhecerem e acompanharem a evolução do sistema de ILPF em uma propriedade. As UDs estão implantadas em propriedades rurais de todas as regiões de Minas. O investimento do Estado com a compra e distribuição de mudas e adubo foi de R$ 1,9 milhão.


Fonte: Jornal do Comércio citado por AMS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs