20.2.11

Perspectiva dos Negócios Florestais em 2011


A conjuntura deste mês de fevereiro de 2011, do Centro de Inteligência em Florestas, além de trazer os acontecimentos recentes para os principais segmentos florestais, destaca as perpectivas dos negócios florestais em 2011.


Num panorama econômico globalizado, os efeitos de mudanças sociais, políticas, culturais e tecnológicas refletem-se nas economias regionais de cada continente. A nova ordem econômica que se tem configurado nos últimos anos reposiciona países emergentes entre as nações mais desenvolvidas do planeta e sugere novos arranjos institucionais, políticos, culturais e comerciais entre esses, delineando novos rumos para os negócios em intensidade e formatos diferentes, tornando-os mais complexos e mais desafiadores. Para o Brasil, as mudanças globais e internas têm sido bem vindas e as perspectivas são de bons negócios e investimentos para vários setores, incluindo o florestal.
O ano de 2010 terminou com um retrato positivo do setor industrial brasileiro, com crescimento de 10,5% - o maior desde 1986. Apesar das dificuldades com o câmbio, conseqüentemente com a exportação, e a evidência de que o país ainda é falho em mão-de-obra especializada, os números apontam que o fantasma da crise mundial ficou lá em 2009.
Mesmo embora as previsões para 2011 mostrarem que os números de crescimento deste ano serão menores que os de 2010, especialistas afirmam que não há motivo para preocupações. O boom econômico do ano passado foi decisivo para equilibrar a economia, e a partir de agora, o país começa a se estabilizar. Com crescimento do PIB de 7,5% em 2010, o ministro da fazenda, Guido Mantega, estima que em 2011 o valor fique em torno de 4,6%.
Neste cenário promissor para a economia brasileira e para o setor florestal de modo geral, a conjuntura do Centro de Inteligência em Florestas, deste mês de fevereiro, analisa as perspectivas para os principais segmentos do setor florestal brasileiro no ano de 2011.
Para ler o texto completo, clique aqui.


Fonte: CIFlorestas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs