13.2.11

Seringal é ecologicamente viável


Além de todas as vantagens financeiras da heveicultura, o plantio das seringueiras é ecologicamente correto, trazendo diversos benefícios à área de cultivo.


A floresta desta árvore auxilia na proteção de mananciais, melhora as propriedades do solo, prevenindo erosões, e auxilia a fauna e flora no local.

Além disso, o seringal pode ser incluído no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que dispõe linha de crédito de R$ 2 bilhões e permite, por exemplo, que o recurso seja direcionado ao plantio e à manutenção de florestas comerciais. O dinheiro também pode ser utilizado na adoção do sistema lavoura-pecuária-floresta, com juros de 5,5% ao ano.

Paulo Rezende, técnico agrícola do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), afirma em reportagem publicada pela Folha de Londrina que não há grandes dificuldades técnicas que possam trazer problemas ao pequeno produtor no cultivo dessas árvores. Não é difícil aprender. Inclusive, o Iapar já deu alguns cursos especifícos sobre o assunto, em temas que envolvem o plantio, enxertia, condições do seringal e controle de pragas e doenças, complementa Rezende. 


Fonte: Folha de Londrina citado por Globorr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs