21.4.11

A Influência Do Clima Na Vida Do Homem


Escrito por Antonio Paiva Rodrigues

Existem no planeta terra diversos tipos de clima. Os climas influem sobre a saúde dos seres humanos, bem como nos animais. O clima polar tem as nuanças que a maioria dos povos não queria passar. Pouco sol no verão e nada no inverno, não há concentração de calor, as temperaturas são baixas e podem chegar somente até 10° e por esse motivo, as regiões polares ficam constantemente cobertas por gelo e neve. Já o clima temperado tem uma grande relevância para determinados tipos de pessoas, visto que este tipo de clima pode aparecer nas quatro estações do ano, e ele se divide em: Marítimo: onde as temperaturas são constantes, já o Continental diverge pelos verões quentes e invernos frios e secos, mas não deixa de ser um bom clima. No clima mediterrâneo - neste clima o inverno é mais ameno, porém mais chuvoso, já o verão é mais quente e seco. Normalmente as chuvas ocorrem no inverno e no outono. No tropical as características deste clima costuma ocorrer no verão, onde ocorrem às chuvas e no inverno, mais brando e seco, ele é mais comum nos territórios brasileiros, apresentando assim uma temperatura mais elevada o ano todo.
O clima equatorial é o que ocorre na faixa equatorial, às chuvas são mais frequentes e sua temperatura anual é maior do que 24°C. No Clima subtropical: no subtropical o clima notabiliza-se pela presença das chuvas, sendo mais frequentes, os verões são bem mais quentes e o inverno bem mais frio. Já noclima desértico: Baixo índice pluviométrico apresenta temperaturas maiores que 40°C, porém à noite pode chegar até 0°C, predominando o inverno.  O clima semiárido: É o clima onde apresenta poucas chuvas, e além de tudo são mal distribuídas. Este clima está mais para o sertão nordestino. Os climas frios são mais salubres que os climas quentes, os secos, muito mais que os úmidos, os climas das alturas são melhores em comparação o das planícies e os da costa do mar superiores aos dos interiores. O sol nos climas mais quentes podem provocar doenças de pele, inclusive o câncer. Os médicos recomendam que o banho de sol deva ter sua primeira parte encerrada às 10 horas do dia e a segunda iniciada depois das 16 horas. Falando-se em clima não poderemos esquecer-nos da pressão atmosférica.
Ter peso e estar em constante movimentação - são duas das inúmeras características da atmosfera. Portanto, a pressão atmosférica é a ação do peso da atmosfera sobre a superfície do planeta. Pode variar em função da altitude e da temperatura. Quanto menor a altitude a temperatura é maior, e quando a altitude é maior a temperatura é menor. O vento é o ar em movimento. O ar move-se horizontalmente, tanto em superfície como em altitude, mas também se move verticalmente, devido ás diferenças de agentes do relevo que podem ser: a) Internos ou endógenos – Processos estruturais que atuam do ipedloucura para o exterior: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos. b) Externos ou exógenos – Processos esculturais que atuam externamente, modificando as paisagens, como o intemperismo, a ação das águas, do vento, do mar, do gelo e dos seres vivos entre outro. Seu mecanismo está expresso na primeira Lei da Circulação atmosférica, do holandês Buys Ballot, que diz "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".
Quanto existe alta pressão são chamadas de anticiclonais e são dispersoras ventos. Já na baixa pressão ocorrem as ciclonais que são as receptoras de vento. As pessoas que tem problemas pulmonares e alergias respiram melhor nas regiões frescas, além de se alimentar bem melhor e mais fácil, visto que aqueles que são predispostos a afecções do aparelho respiratório, ou o velho e surrado reumatismo vivem satisfatoriamente nos climas quentes e repelem os úmidos. Quanto maior for à poluição do ar o clima torna-se insuportável para pessoas portadoras de doenças respiratórias e alérgicas. O clima das partes mais elevadas o ar é mais puro e menos pesado, favorecendo aquelas pessoas que são portadoras de doenças pulmonares. Entre elas a tuberculose, os climas de superfície são bem melhores para os asmáticos, os enfisemátosos e os cardíacos. O clima bem estudado e seus aspectos bem entendidos são verdadeiros remédios para determinados doentes. Os climas de praia têm as suas vantagens para quem sofre de escrofulose (De origem tuberculosa, a escrofulose é uma doença que se manifesta pela formação de tumores duros e dolorosos principalmente no queixo, pescoço, axilas e virilhas. Os abscessos podem abrir e libertar uma secreção amarela ou incolor).
A  “limpeza do sangue é muito importante no tratamento desta doença por isso deve-se insistir no consumo alimentos depurativos como, por exemplo, o agrião, pepino ou mesmo o abacaxi, e a prática de atividades físicas leves devem ser estimuladas para promover a sudorese”, problemas linfáticos, e de nutrição insuficiente. Existe clima para todo tipo de ser humano. As pessoas delicadas que adoecem com constância devem procuram os climas das regiões ricas de matas, por ter o ar mais oxigenado. As casas de recuperação de doentes, sanatórios devem estar localizadas em locais sem poeira e isento de germes. O clima mexe até com as funções do corpo humano, pois com o excesso de calor o apetite diminui e a velha sede aumenta, as pulsações cardíacas aumentam e a respiração fica mais ofegante.
A insolação, cefaleias intensas, convulsões, vômitos podem ser sua iniciação no excesso de calor, isto é em temperaturas muito elevadas. O cuidado com a higiene diária, a limpeza da casa, do ambiente de trabalho, o uso de pano molhado em lugar dos desinfetantes são ações que melhoram a situação dos doentes. Vejam como o clima tem substancial importância para homens e animais, mas a preocupação com o meio ambiente o homem sempre esquece. O maior predador da natureza somos nós humanos. A conscientização é necessária senão não teremos mais água e em consequência ar puro para respirar.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIR/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs