19.7.11

Viveiros florestais adotam tubetes degradáveis de papel


Empresas como Montes Del Plata e Forestal Oriental substituiram os tubetes plásticos pelos de papel degradável Ellepot


A produção de mudas florestais na América do Sul ganhou um grande aliado: o Ellepot. A tecnologia, consolidada na Europa, consiste na produção de tubetes de papel degradável que garante mudas de melhor qualidade e permite a automação de viveiros de maneira mais eficiente.
Com clientes em mais de 60 países, a dinamarquesa Ellegaard desembarcou no Brasil em 2004 acreditando no grande potencial do setor florestal do país e de seus vizinhos. Desde então, tem conquistado o mercado e a admiração dos clientes.
A genialidade de todo o sistema está em sua simplicidade. Uma máquina preenche um tubo de papel degradável com o substrato. Em seguida, os tubos são cortados em “Ellepots” que receberão as sementes ou as estacas de mudas clonadas.
Um dos grandes diferenciais do Ellepot é que o tubete não precisa ser retirado no processo de plantio. Ou seja, não existe perda de mudas na retirada da embalagem. O papel será decomposto no solo. Outra vantagem é que sem embalagens plásticas, eliminam-se processos como recolhimento, lavagens e encanteiramentos além das perdas dos tubetes. 
MERCADO CONSOLIDADO
As soluções da Ellegaard estão conquistando definitivamente o mercado. Para a gerente de vendas da América do Sul, Paolla da Mota, isso é consequência de 20 anos de tradição da marca e resultados efetivos para quem utiliza Ellepot.
Lá, a Montes Del Plata vai produzir aproximadamente 20 milhões de mudas de eucalipto por ano. A empresa, pertecente aos grupos Stora Enso e Arauco, é pioneira na adoção dessa tecnologia no país vizinho.
Outra empresa uruguaia, a Forestal Oriental (do grupo UPM) está construindo um viveiro automizado pelo sistema Ellepot para 15 milhões de mudas anuais.
Em outros setores, empresas como Canavialis, Agrolink e Reijers também estão atuando com Ellepots.
Para a gerente de vendas Paolla da Mota, a maior garantia do produto Ellepot é a carteira de clientes já conquistados na América do Sul. "Nosso produto foi o escolhido, entre outras opções, para fazer parte dos dois primeiros viveiros florestais do mundo com tecnologia 100% tubetes de papel degradável Ellepot", ressalta.
AUTOMAÇÃO DE VIVEIROS
A Elleggard oferece soluções customizadas para a produção e seleção de mudas florestais, do pequeno ao grande produtor. Máquinas automáticas e semi automáticas de Ellepot podem produzir até 36.000 tubetes degradáveis por hora, com diferentes alturas e diâmetros.
É possível, inclusive, automatizar todo o processo de viveiro com misturador de substrato, desempilhador de bandeja, esteira de plantio automática, linha de seleção de mudas, linha de seleção de mudas para expedição para o campo.
CERTIFICAÇÃO FSC
O papel degradável utilizado nos Ellepots possui certificação FSC, Rainforest Alliance e Veriflora. "Nossa matéria prima é inerte. Não afeta o solo depois de plantado", ressalta Paolla. A certificação, segundo ela, é mais uma garantia ao cliente Ellegaard.
ELLEPOTS PRONTOS
Para quem quiser adquirir os tubetes degradáveis ou as mudas florestais prontas, a Ellegaard conta com parceiros em diversas regiões do Brasil.
“Queremos que todos tenham acesso à nossa tecnologia, por isso trabalhamos constantemente para oferecer um produto de excelente qualidade na produção de mudas florestais e com custos competitivos”, comenta o CEO da empresa, Lars Steen.
Paolla finaliza dizendo que tem sido um orgulho para a Ellegaard participar não como espectador, mas de maneira ativa nessa revolução na produção de mudas no mercado florestal.


Fonte: Painel Florestal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs