15.8.11

Brasil terá investimento de cerca de 500 mil para criação e gestão de reservas florestais


Brasil terá investimento de cerca de 500 mil para criação e gestão de reservas florestais


14/08/2011 - O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica divulgou resultado do seu 10º Edital, que destinará R$496.730 para a criação e gestão de reservas. No total, segundo o documento, 34 propostas foram selecionadas, sendo 21 delas destinadas à criação de 29 novas RPPNs em oito Estados brasileiros (BA, ES, MG, PR, RJ, RN, SC e SP). As outras 13 proposições colaborarão com a gestão de 14 RPPNs em sete Estados (BA, ES, MG, PE, RJ, RS e SC).

Entre as reservas contempladas, três estão na Bahia, cinco no Espírito Santo, seis em Minas Gerais, uma em Pernambuco, duas no Paraná, 11 no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Norte, uma no Rio Grande do Sul, nove em Santa Catarina e quatro em São Paulo. Juntas, elas protegerão 5.033,53 hectares (ha) de Mata Atlântica – 802,10 hectares com criação de novas reservas e 4.231,43 hectares com a gestão de reservas existentes. As reservas apoiadas se somam a outras 512 já beneficiadas pelo Programa, resultando em 555 RPPNs.

Em todo o Brasil, 1057 RPPNs protegem atualmente mais de 691 mil ha.  Só na Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, são 724 reservas que protegem mais de 136 mil ha. “Reservas Particulares contribuem diretamente para o aumento da área protegida e são fundamentais para a conservação de espécies ameaçadas e de importantes trechos de Mata Atlântica, aumentando a conectividade da paisagem”, ressalta Mariana Machado, coordenadora do Programa.

O 10º Edital de Incentivo às RPPNs contou com recursos do Bradesco Capitalização, da The Nature Conservancy e do projeto Proteção da Mata Atlântica II. O Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica é coordenado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC).
 


Fonte: CeluloseOnline


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs