13.12.11

Suzano deve participar de construção de uma nova ferrovia no Piauí

Governador Wilson Martins se reuniu com diretor da empresa, no Palácio de Karnak 12/12/2011 - O governador Wilson Martins, do Piauí reuniu-se no dia 6 de dezembro, com Humberto Fregni, gerente executivo de infraestrutura e logística da Suzano. A reunião foi marcada para a discussão das possibilidades de traçado do ponto de vista técnico. O traçado do ramal ferroviário que será criado entre a cidade de Palmeirais e Teresina, possibilitará o escoamento da produção da unidade fabril que a empresa está instalando no Piauí. A obra será executada a partir de parceria entre o Governo do Estado, a Transnordestina Logística e a Suzano. O ramal deverá ter aproximadamente 80 quilômetros de extensão e segue de Palmeirais até o pátio da Rede Ferroviária Federal S/A (Refesa), em Teresina. A estimativa dos dirigentes da Suzano é de que a obra leve, incluindo as etapas de licenciamento ambiental e construção, cerca de quatro anos para ficar pronta. Durante a reunião com o governador Wilson Martins, foram apresentados três alternativas de traçado e uma deverá ser escolhida em novo encontro que acontecerá até o dia 20 de janeiro de 2012. “Queremos priorizar o trecho que possuir melhor topografia e que exigir menor interferência junto às comunidades próximas. Essa é uma obra essencial à operacionalização da nossa fábrica”, explicou Humberto Fregni, gerente executivo e de infraestrutura e logística da Suzano. A empresa pretende transportar duas toneladas por ano, através do ramal que se ligará à estrutura já existente da Transnordestina Logística em Teresina. “Quando estivermos em operação, trabalharemos com três trens por dia, com carga de 15 toneladas por eixo (por vagão)”, acrescentou o gerente. O governador Wilson Martins determinou que os técnicos da superintendência de acompanhamento de obras e da Secretaria Estadual de Transportes analisem os três traçados apresentados pela Suzano para que se chegue a um ramal que possa ser melhor aproveitado. “Temos a possibilidade, por exemplo, de construir um ramal terminal intermodal, casando o projeto desse ramal ferroviário ao da hidrovia do Rio Parnaíba, que é uma prioridade do Governo Federal”, exemplificou o governador. A hidrovia do Rio Parnaíba faz parte da Política Nacional de Logística Hidroviária e contará com investimento previsto em R$ 360 milhões por parte do Governo Federal. Segundo Humberto Fregni, ainda não há perspectiva de custo do ramal ferroviário entre Palmeirais e Teresina. “Após a definição do traçado é que passaremos ao estudo básico e poderemos definir essa parte de custos”, explicou. Segundo o gerente da Suzano, o Governo do Estado será o responsável pelas desapropriações e licenciamentos ambientais; a Transnordestina Logística ficará encarregada do investimento financeiro e execução da obra; a Suzano bancará parte do investimento da Transnordestina e repassará o restante em tarifas ferroviárias pagas após o início da operacionalização da ferrovia. Fonte: CeluloseOnline

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