25.2.13

Agricultores familiares de Pium iniciam plantio de seringueira com Pronaf Eco


Agricultores familiares de Pium iniciam plantio de seringueira com Pronaf Eco

Pequenos agricultores do município de Pium, município a 119 km de Palmas, região Centro-oeste do Tocantins, iniciaram o plantio de seringueira, através do Pronaf Eco Seringueira - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O plantio de cerca de quatro mil mudas das árvores começou na segunda semana de fevereiro, pelos próprios produtores, com o auxílio dos técnicos do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins - e da Seagro – Secretaria da Agricultura da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

O plantio de Pium é o primeiro contemplado pelo Pronaf Eco Seringueira no Estado. Inicialmente, três pequenos produtores do município tiveram seus projetos de financiamento aprovados, junto ao Banco da Amazônia. Em cada propriedade serão plantadas pouco mais de mil mudas da árvore.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Gomes, que acompanhou o início do plantio, outros produtores serão atendidos pelo projeto. “Através do Pronaf Eco Seringueira, o agricultor familiar tem a possibilidade de investir numa atividade que garantirá uma renda mensal de mil reais por hectare, a partir do sétimo ano de plantio”, avaliou Gomes.

O intuito da Secretaria da Agricultura é que o Pronaf Eco Seringueira atenda 20 mil agricultores familiares do Estado. Outros produtores de Pium, Natividade e Santa Rosa já elaborarão projetos de financiamento para o plantio de seringueira, com o auxílio de técnicos da Seagro e do Ruraltins.

Programa

Para participar do Pronaf Eco Seringueira, o produtor deve atender ao perfil de agricultor familiar e procurar um escritório do Ruraltins, para ser realizada a triagem de aptidão de área em sua propriedade. Podem ser financiados até R$ 15 mil por hectare, sendo liberado para no mínimo dois hectares. Logo depois, o agricultor deve fazer um projeto de financiamento junto ao banco, que possui uma linha de crédito específica para financiar plantio de seringueira.


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEAGRO/TO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs