O que é uma árvore?


Toda árvore é constituída de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. E cada um desses componentes tem uma função específica. A raiz é responsável pela fixação da planta e absorção de nutrientes e água do solo. O caule, ou tronco, é uma estrutura lenhosa destinada à circulação da seiva e sustentação das folhas, flores e frutos. Nas folhas, ocorre o processo conhecido como fotossíntese, que funciona assim: na presença de água e luz, a planta consome o gás carbônico (CO2) presente no meio ambiente e o converte em substâncias de diferentes tipos (celulose, lignina e outras), que irão formar a madeira do tronco, galhos e raízes, liberando oxigênio (O2) na atmosfera (Figura 1).


ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE, A ÁRVORE PURIFICA O AR, REFRIGERA O PLANETA E NOS MANTÉM VIVOSNa constituição química da madeira, portanto, o carbono — presente no gás carbônico do ar — contribui com aproximadamente 50%.

Já a flor é uma folha modificada que contém as estruturas reprodutivas da planta. É nela que ocorre a fecundação para a formação dos frutos e sementes.

Em tempos de mudanças climáticas,as árvores têm, então, um papel estratégico no equilíbrio ambiental. Elas estão naturalmente envolvidas na redução do gás carbônico atmosférico, principal responsável pelo aquecimento global (efeito estufa).
Além disso, as árvores também contribuem para a proteção dos recursos hídricos e para o combate à desertificação.São parte de um formidável e complexo ecossistema, que abriga e alimenta diversas espécies de insetos, aves, répteis e mamíferos, bem como diversas espécies de plantas (orquídeas, cipós, bromélias e outras).
Até pouco tempo atrás, não se compreendia a real importância das árvores para o equilíbrio da natureza. Mas hoje, graças ao avanço da ciência e da consciência ecológica, o olhar da sociedade mudou.

Não podemos aceitar a continuidade do desmatamento de florestas nativas. Sabemos que isso causa uma série de problemas ambientais, comprometendo a nossa própria sobrevivência no planeta.

Nesse cenário que nos desafia como seres inteligentes, o plantio sustentável de novas florestas passou a representar um duplo benefício para a sociedade, pois ajuda a conservar o meio ambiente e compartilha novas riquezas.
O gás carbônico atmosférico capturado pelas árvores plantadas é convertido em madeira de alto valor, que oferece inúmeros produtos essenciais ao nosso bem estar (papel para livros e cadernos, higiene pessoal, móveis, essências medicinais e aromáticas, madeira para geração de energia, construção civil etc.).
Do eucalipto também se obtêm óleos usados em produtos de limpeza, alimentícios, perfumes e remédios. Há, ainda, o mel, bastante apreciado, produzido a partir do pólen de suas flores.

Por tudo isso, as florestas plantadas ocupam atualmente um lugar de destaque na economia brasileira. Elas contribuem para a geração de emprego, renda e divisas e para a arrecadação de tributos (Tabela 1). Em 2005, elas movimentaram o equivalente a US$ 36 bilhões de dólares, o que correspondeu a 4,5 % do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Na classificação dos países que têm plantios florestais, o Brasil ocupa o 7º lugar, com quase 6 milhões de hectares plantados (Tabela 2). Essa área é muito menor do que a ocupada por plantios em países como China, Índia, Rússia e Estados Unidos. Essa comparação se aplica até mesmo ao Japão, país cujo território é bem menor que o nosso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs