24.5.12

Crescimento e qualidade de mudas de ipê-amarelo, jequitibá-rosa e jequitibá-branco.

 A produção de mudas de espécies nativas de boa qualidade no viveiro é essencial para garantir o sucesso do plantio no campo.
            A qualidade das mudas é influenciada por vários fatores, em especial, a nutrição mineral. O nitrogênio é um nutriente muito requerido nos estágios inicias de crescimento das mudas e influencia diretamente na qualidade das mesmas, porém, existem poucos estudos sobre a demanda deste nutriente pelas mudas de espécies nativas.
            O trabalho da Engenheira Florestal Lívia Maria avaliou o efeito de fontes e doses de nitrogênio sobre o crescimento e a qualidade de mudas de ipê-amarelo (Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich.), jequitibá-rosa (Cariniana estrellensis (Raddi) Kuntze) e jequitibá-branco (Cariniana legalis (Mart.) Kuntze).
            Ao fim do experimento, as três espécies responderam positivamente à adubação nitrogenada. O melhor padrão de qualidade, de modo geral, foi apresentado pelas mudas que receberam a fonte sulfato de amônio, numa dose média de 100, 100 e 140 mg/dm³ de N para o ipê-amarelo, jequitibá-rosa e jequitibá-branco, respectivamente.           
 
Orientação e Banca
Professor Orientador: Haroldo Nogueira de Paiva
Professor Co-orientador: Helio Garcia Leite
Banca: Júlio César Lima Neves
 
Para acesso à dissertação completa, acesse Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs