6.5.12

Em Breve: Aberta consulta pública sobre plantio florestal de pequena escala

16 de maio, estára aberta a consulta pública online sobre os princípios, critérios e indicadores do Padrão FSC/Slimf para o cultivo de florestas plantadas em pequenas propriedades, em todo o país. O desenvolvimento do padrão e a consulta pública são apoiados pelo WWF-Brasil.

As sugestões serão registradas e avaliadas por especialistas em manejo florestal e pelo FSC-Brasil, responsável pela versão final do padrão. Acesse a ferramenta no atalho ao lado.

A iniciativa pretende regular a produção de matéria-prima para papel, celulose e carvão como alternativa de renda em pequenas propriedades, o que pode reduzir a pressão para desmatamento de florestas nativas, especialmente na Mata Atlântica.

Para o FSC, sigla em Inglês para Conselho de Manejo Florestal, operações florestais de pequena escala ocorrem em no máximo 480 hectares por produtor individual ou por membro de um grupo, e deve contemplar as áreas de produção, infraestrutura e de proteção ambiental, como reserva legal e áreas de proteção permanente.

Os negócios individuais ou em grupo não precisam girar somente em torno da madeira certificada, que abastecerá as indústrias de papel, de móveis, fibras ou de energia. Também será possível obter lucro com produtos não-madeireiros e serviços ambientais.

Além de madeira, florestas plantadas e nativas também oferecem plantas, frutos, sementes, fibras e raízes usadas na  produção de extratos, óleos e corantes, que podem ser destinados às indústrias de cosméticos, alimentos e farmacêutica. Florestas garantem ainda os chamados serviços ambientais, como estabilização do clima, produção de água e abrigo à biodiversidade, todos alvo de crescente interesse econômico.

Certificação - A certificação florestal proporciona um novo olhar sobre as propriedades rurais, onde o produtor precisa conhecer e aplicar as leis ambientais e trabalhistas. Além disso, certificar a produção florestal valoriza produtos oriundos do manejo responsável dos cultivos.

O FSC é um sistema de certificação internacionalmente reconhecido que identifica, com sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. Logo, a certificação é uma ponte confiável entre a produção e o consumo de produtos florestais responsáveis, permitindo que consumidores e empresas tomem decisões que beneficiem as pessoas e o ambiente.

* com informações de florestascertificadas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs