22.3.10

Coservar a agua e preservar a vida

Escrito por: Fernanda Carreira

Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares para garantir seu sustento, por meio da agricultura. Com a constituição dos primeiros aglomerados humanos e a construção das primeiras cidades do mundo, às margens do rio Nilo, no Egito, já se registrava o quanto o homem era dependente da água.

Contudo, ao longo dos anos, com a evolução da humanidade e a exploração a todo custo dos recursos naturais, a água passou a ser tratada com desrespeito. O desperdício passou a ser uma constante em meio à sociedade.

A preocupação surgiu quando a poluição ambiental do planeta passou a atingir altos níveis, envolvendo a qualidade da água que todos consumiam. A partir daí, a ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse recurso natural, trazendo informações para garantir a cultura de preservação ambiental, ou seja, a consciência ecológica em relação à água.

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Tal decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, o qual define que o objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.

Hoje, dia 22 de março, o IBFLORESTAS acredita que é o dia ideal para, além de comemorarmos o Dia Mundial da Água, pensarmos também sobre a necessidade da proteção das matas ciliares para a conservação da água e conseqüente preservação da vida.

De acordo com Osvaldo Matsuo, engenheiro agrônomo do IBFLORESTAS, quando se pensa em conservação da água é preciso levar em consideração a importância da mata ciliar. “Essa atua como um elemento filtrante, melhorando a qualidade da água por reter grande parte de nitrogênio e fósforo, vindo das áreas agrícolas vizinhas”, explica.

Segundo o engenheiro agrônomo, quando a mata ciliar é eliminada, todos esses nutrientes provenientes dessas áreas agrícolas anexas vão desembocar no corpo hídrico, o que favorece a eutrofização ou adubação excessiva do corpo d'água e consequente proliferação de algas e mortalidade de plantas aquáticas e peixes.

Além disso, a mata ciliar contribui para a formação das chuvas locais e suas raízes seguram o solo das margens. Portanto, sua remoção pode causar desbarrancamento, levando ao aumento do assoreamento.

Para Matsuo, parte minoritária da sociedade tem entendido e compreendido a importância da conservação da água e partido para ações corretivas, como o plantio de espécies arbóreas nativas, utilização de sacolas retornáveis, evitando que filmes plásticos acabem sendo levados para os corpos hídricos e o consumo responsável. “Uma grande maioria não se conscientizou da urgência e da importância da conservação deste recurso hídrico”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs