18.9.10

Fungo destrói plantação de eucalipto em Tocantins


O Tocantins registra o primeiro caso de fungo no plantio de eucalipto. A constatação é do professor doutor em Fitopatologia da UNESP (Universidade Estadual Paulista) Edson Luiz Furtado. O local onde foi verificado o foco está localizado em Ponte Alta do Tocantins, a 189 quilômetros de Palmas capital do estado. A propriedade conta com 800 hectares sendo que 350 já são utilizados no cultivo de eucalipto.
Segundo um dos proprietários, o médico João de Deus, 50% da plantação já foi atingida pelo fungo Ceratocystis fimbriata. A Adapec (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins) informou que não chegou a ser acionada pelos proprietários da fazenda que apresentou a contaminação, mas que enviará uma equipe à propriedade para diagnosticar a área, incluindo a verificação da documentação onde consta a origem das mudas e o responsável técnico que assinou o projeto agrícola. E, se for confirmada a praga, será o primeiro registro no Tocantins.
O prejuízo financeiro ainda não foi calculado, mas pelo menos 40 mil pés foram atingidos pelo fungo, o investimento gira em torno de R$ 300 mil. Entre sementes e clones, a parte atingida é proveniente de sementes, já com um ano e sete meses. O professor acredita que deve haver uma planta hospedeira deste fungo na região, daí a sua propagação para os pés de eucalipto.
Além do fungo, foi detectado um déficit hídrico na propriedade. "O clima muito quente e o solo arenoso intensificam a gravidade do problema", analisa Furtado. Foram coletadas 10 amostras, que serão analisadas no laboratório da universidade Botucatu. O laudo deve ser concluído em 15 dias.


Fonte: Portal do Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs