15.12.10

Banco Mundial cria fundo para apoiar mercados de carbono em países pobres


A iniciativa concentra-se em sistemas como os mercados de cotas de emissões ou o mercado internacional de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL)


O Banco Mundial (através do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) anunciou esta quarta-feira, à margem da Conferência Climática da ONU (COP16), no México, a criação de um fundo que pode chegar aos 100 milhões de dólares (76 milhões de euros) para ajudar os países em desenvolvimento e emergentes a estabelecer os seus próprios mercados de carbono.
Esta iniciativa, que deve começar a operar em 2011, concentra-se em sistemas como os mercados de cotas de emissões ou o mercado internacional de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Este mecanismo permite às indústrias dos países desenvolvidos reduzir uma parte de suas emissões de gases com efeito de estufa mediante investimentos em projetos que reduzam as emissões destes gases nos países pobres.
Até agora o Banco Mundial recebeu promessas de financiamento para este fundo da Austrália (10 milhões de dólares), da Comissão Europeia (5 milhões de dólares), dos Estados Unidos (5 milhões de dólares) e da Noruega (5 milhões de dólares).
Alemanha, Japão e Reino Unido também anunciaram a intenção de apoiar financeiramente esta iniciativa.


Fonte: Ambiente OnLine, citado por Energias Renováveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs