1.12.10

Agricultores agora apostam no eucalipto


 eucalipto já ocupa 5% da área total de cinco municípios da região: Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Água Clara. O negócio gerou mais de três mil novos empregos na região.



“Faz seis meses que eu trabalho com eucalipto. Antes, eu trabalhava na roça. Eu mudei porque aqui paga melhor”, disse o plantador Edgar Oliveira.
“Eu trabalhava na pastelaria antes. Daí, surgiu a oportunidade de trabalhar aqui. Eu vim e gostei. Na pastelaria tinha de lidar com pessoas. Aqui, a gente trabalha ao ar livre, com as mudinhas. Eu gostei”, comparou Carla dos Santos, funcionária do viveiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, Marco Garcia, conta que a chegada do eucalipto fez cair a taxa de desemprego do município de 23% para 3% e que isto está mudando o perfil da cidade.
“Nós temos um comércio hoje em Três Lagoas em grande expansão. O comércio hoje local absorve quase diariamente já devido a esse impacto da indústria”, disse Garcia.
Hoje, Mato Grosso do Sul já tem 330 mil hectares plantados com eucalipto. O governo do estado espera que esse número cresça sem avançar demais sobre as áreas de pecuária, que é a tradição na regia.
“Essa região engloba praticamente 10 milhões de hectares. Então, a gente acha que por mais que essa área triplique, a quantidade de área de pastagem continuará superior”, falou Garcia.
As projeções do governo são baseadas na previsão de novos investimentos no setor. Um deles é a construção de outra indústria de celulose ainda maior que a Fibria: a Eldorado.
A obra está em fase inicial. A fábrica só deve ficar pronta em 2012. Quando entrar em operação, terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano.
Por enquanto, a empresa, que tem capital 100% nacional, está trabalhando na implantação dos cultivos de eucalipto que vão abastecer a indústria. O viveiro produz as mudas para os novos plantios.
O agrônomo José de Souza é o diretor de operações florestais. “O nosso plano de negócio contempla plantar 210 mil hectares em sete anos, plantando 30 mil hectares por ano”, disse.


Fonte: Globo Rural citado por SIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs