30.9.11

Alemães vão investir em energia e florestas no Brasil


Projetos de 245 milhões de euros serão desenvolvidos nos próximos dois anos e um deles prevê a instalação de painéis solares


Um memorando de entendimento entre a Alemanha e o Brasil vai beneficiar a Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil. O acordo foi selado entre o Ministro de Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, e Rui Nogueira, secretário geral do Ministério Brasileiro das Relações Exteriores, e visa expandir a cooperação global em questões como mudanças climáticas, proteção e uso sustentável de florestas e da biodiversidade. 
 
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os alemães destinarão 245 milhões de euros para projetos no Brasil nos próximos dois anos. Um deles prevê a instalação de painéis solares nos telhados dos estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014. O governo alemão quer concluir a instalação até 2013, que será o ano do Brasil na Alemanha, e quando também acontece a Copa das Confederações. 
 
Niebel disse que os desafios do século XXI dizem respeito a questões globais de desenvolvimento. "Mudanças climáticas, escassez de recursos e pobreza são problemas que não respeitam fronteiras, mas que afetam a todos nós", disse Niebel, que visitou o Distrito Federal na última sexta-feira (16/09) junto com uma delegação. 
 
A delegação alemã também foi recebida pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. O chefe da assessoria de assuntos internacionais do ministério do Meio Ambiente, Fernando Coimbra, disse que a visita foi uma oportunidade de os dois países discutirem projetos que já estão em andamento. "Esses projetos estão estruturados em torno de dois grandes nichos temáticos: um deles é a proteção e uso sustentável das florestas tropicais; e o outro é um portfólio de projetos relacionados à utilização sustentável de energia", explicou.
 
A pauta incluiu ainda a discussão de novas parcerias ligadas a urbanismo e grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, com foco em transporte. Após o encontro no Ministério do Meio Ambiente, Niebel disse que "Brasil e Alemanha sabem de suas responsabilidades internacionais e da necessidade de tornar o desenvolvimento sustentável uma questão global". 
 
Além da visita a capital federal, Dirk Niebel visitou o Amazonas, São Paulo e Paraná. Ele deixou claro aos governadores destes estados que o governo alemão pode contribuir nas áreas de tecnologia e energias renováveis. Niebel elogiou o Brasil pela criação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. "Apoiaremos o Brasil na conservação das florestas tropicais para que seja possível alcançar as ambiciosas metas de proteção. Assim, contribuímos para o compromisso assumido pelo governo federal na Conferência Mundial do Clima em Copenhague, em 2009", disse Niebel. 


Fonte: revistagloborural.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs