8.9.11

Código Florestal

Autor: Claudia Cataldi

Asssistimos  nos últimos meses a um dos mais importantes debates para o futuro do nosso país.

A votação do código florestal por si só, pode ser considerada um avanço. Afinal, as leis que tinhamos sobre o assunto formavam uma verdadeira colcha de retalhos ora resvalando para a dubiedade e em outras oscilando entre o rigor excessivo (que desemboca no descumprimento, ou a frouxidão, que incentiva a impunidade).

Diante disso a clara definição de regras vai nos permitir projetar de maneira mais segura o futuro.

É evidente que existem excessos como é o caso da chamada emenda 164 que corre o risco de acobertar ilegalidades ao isentar de punição todo e qualquer tipo e porte de exploração.

Por outro lado, há inúmeros ganhos. O primeiro é a proteção a agricultura familiar dando a chance de uma sobrevivência no campo a milhões de produtores que de outra forma viriam engrossar a legião de verdadeiros refugiados que durante décadas se formou nas periferias das grandes cidades.

Ganha a sociedade na medida que cria formas de cadastrar e fiscalizar cada empreendimento produtivo, e aqui não estamos somente a falar de agricultura, embora esta esteja sob o foco, devemos nos lembrar também da mineração, da indústria e de todos os setores que ocupam o território nacional.

As obrigações criadas ou reenfatizadas pelo novo código, parecem mais próximas da realidade e portanto alcançáveis. Todos sabemos que quando isso acontece, há uma maior disposição de todos para buscar tais metas.

É inegável que temos hoje um país abastecido, que produz fartamente para o nosso consumo além de gerar admiráveis excedentes de comida para a exportação.

Não podemos ser ingênuos. Não existe espaço para debate ambiental num país de famintos.

Se ainda temos pessoas na extrema miséria, a culpa é da má distribuição da renda e não da eventual ineficiência da produção.

Portanto, devemos celebrar e diria até mesmo comemorar a evolução de um assunto na esfera política – a mesma que criticamos habitualmente pela falta de conteúdo -  pelo fato de que o Brasil não pode ficar sendo comandado de fora por países que não tem condições morais de falar em meio ambiente e sim ter a capacidade de se colocar no mundo como um extraordinário produtor de alimentos com alta tecnologia mas se constituindo na forma mais sustentável de desenvolvimento.

Claudia Cataldi é jornalista e apresentadora do Programa Responsa Habilidade

claudiacataldi@responsahabilidade.org.br

 

/meio-ambiente-artigos/codigo-florestal-5164652.html

Perfil do Autor

Claudia Cataldi é Presidente do Instituto Responsa Habilidade.  Jornalista, publicitária, com PÓS-MBA em Marketing pela Coppead/UFRJ, pós-graduada pela ONU Habitat em Israel em Desenvolvimento Sustentável e pela EPPG, Escola de Políticas Públicas e Governo do IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro.
Apresenta o programa Responsa Habilidade, na Rede Bandeirantes de Televisão, o qual idealizou e produz. Além da TV, Claudia figura em diversas rádios cariocas como na Rádio Fluminense, com o programa Claudia Cataldi, na Rádio Band FM de Campos dos Goytacazes, com o Conexão Rio, e é comentarista na Rádio Tupi, assim como na Rádio Nacional.
Incansavelmente empreendedora Claudia Cataldi possui uma ligação direta com a Responsabilidade Social, e desde que despertou a vontade intrínseca de fazer um mundo melhor – lema de seu programa - dedica-se ao fomento da prática de ações sociais e ao intercâmbio de experiências entre agentes do Terceiro Setor.
Sua caminhada profissional ultrapassa as fronteiras nacionais e já deixou impressas suas marcas no exterior, quando integrou equipes coorporativas na Encore Enterprise, empresa de Nova York, EUA e durante cinco anos, foi diretora da CCEBIS S.A. de C.V. Telecomunicações, em Cancun, México.  Além de ter ministrado palestra na Itália – Forest and Climate Change - FAO.
Por dois anos morou em Cuba e lá desenvolveu projetos sociais junto às comunidades na área de saúde pública em Havana Velha, de onde trouxe a idéia de difundir e desempenhar as boas práticas de projetos sociais no Brasil.
Apaixonada por políticas sociais que visam construir um mundo melhor e mais humano, Claudia se especializou em Política Internacional, pela Dartmouth University, New Hampshire, E.U.A. Formada na língua inglesa pela Georgetown University em Washington, no mesmo país; na língua espanhola pela Faculdade La Salle em Cancun, México e em italiano pela Università di Catânia, Itália, a jornalista não se cansou quando os assuntos foram conhecer, aprender e realizar.
Atualmente, Claudia Cataldi integra a diretoria executiva da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB – seccionais Rio de Janeiro e Minas Gerais – ocupando o cargo de vice-presidente de Relações Públicas e Responsabilidade Social, respectivamente. E ainda é Membro do Conselho de Responsabilidade Social. De Meio Ambiente e de Agronegócios da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ.
No vasto currículo ainda é possível encontrar a contribuição de Claudia Cataldi em alguns municípios do Rio como em Duque de Caxias, quando foi Secretária Municipal de Comunicação, Promoção, Eventos e Marketing e esteve à frente do desenvolvimento de projetos sociais entre os quais o "Gabinete Itinerante", que prestava serviço à comunidade local. Além de Vassouras e Cachoeira de Macacu, quando assumiu a assessoria de imprensa, em ambos. Pelo seu comprovado Know-How, a jornalista já foi convidada para fazer parte de Júris importantes como do Prêmio Mulher Empreendedora SEBRAE e do Top Social 2009.
Claudia Cataldi foi Gestora de Comunicação do Banco Mundial / Instituto Estadual de Florestas para o Projeto Integrado de Agro-Eco Sistemas e Bacias Hidrográficas; produtora Executiva da TV Record Rio, articulista e repórter esportiva do Jornal dos Sports.
Casada e mãe do Claus e do Luca, Claudia ainda consegue tempo para preencher as páginas da Revista Metrô Rio, da Revista Plurale e do site Ururau, veículos em que, também, agrega todo seu conhecimento e divide com os leitores as experiências vividas, os exemplos que conheceu e sua grande vontade de fazer um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs