30.11.10

Negociações sobre mudanças climáticas começam em Cancún


Representantes de 193 países se reuniram nesta segunda-feira (29), em Cancún, México, para a cerimônia de abertura da 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-16). Durante as próximas duas semanas, os participantes vão discutir os contornos de um esforço mundial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e evitar os efeitos danosos do aquecimento global.
Na COP-16, o Brasil vai trabalhar em prol da adoção de um conjunto de decisões orientadas a questões fundamentais, tais como um acordo sobre o segundo período do Protocolo de Quioto, a transferência de tecnologia e o financiamento para iniciativas de mitigação e adaptação nos países em desenvolvimento, incluindo o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Mecanismo de Degradação (REDD+).
"Em Cancún, enfrentamos o desafio de traduzir os entendimentos que tivemos em Copenhague, em 2009, em ações objetivas. Mas sabemos que Cancún não será o fim da estrada. Vai ser um 'trampolim' para a prosseguimento do trabalho", disse o negociador-chefe do Brasil em assuntos de clima, embaixador Luiz Alberto Figueiredo.
Nesta segunda-feira também foi inaugurado o pavilhão brasileiro na COP-16. O espaço de 400 m² mostra os esforços públicos e privados no Brasil para combater a mudança do clima e inclui um auditório para apresentações diárias, bem como a exposição interativa "Amazônia em Cancún". A exposição proporciona uma experiência sensorial aos visitantes, permitindo que caminhem por um ambiente similar ao da floresta, incluindo uma oca (casa indígena) e uma seleção de sementes e outros produtos regionais, além de apresentar dados e fatos importantes sobre o desenvolvimento sustentável do bioma.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs