6.6.11

Meio ambiente é vida



Autor: ana cristina da cruz santos

Reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessáriaarticulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.


A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológico se sociais que sustentam as comunidades.A educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento ,desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educando. A educação ambiental propicia o aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.


À medida que se observa cada vez mais dificuldade de manter-se a qualidade de vida nas cidades e regiões, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.


A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação em potenciais fatores de dinamização da sociedade e de ampliação do controle social da coisa pública, inclusive pelos setores menos mobilizados.








EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA





A urgente transformação social de que trata a educação ambiental visa à superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista e funcionalista Da natureza e da própria humanidade. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política.em específico, ao educar para a cidadania, pode construir a possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que é responsável pelo mundo que habita.O ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim,resgatar a política é fundamental para que se estabeleça uma ética da sustentabilidade resultante das lutas ambientalistas.diversidade de produtos de qualidade, a mudança na matriz energética e de transporte,a relação das comunidades locais com o lixo produzido e compromissos pelos bens comuns


A educação ambiental, o papel do Estado e as políticas Públicas





entender educação ambiental como política pública, é interessante iniciar com os significados dessas palavras, contextualizá-lona história do ambientalismo, inserindo-o nas agendas dos governos, assim como seus desdobramentos nas áreas da educação formal e não formal.


o ambientalismo coloca nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades.


A educação ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social, a educação ambiental insere-senas políticas públicas do Estado brasileiro de ambas as formas, como crescimento horizontal (quantitativo) e vertical (qualitativo), pois enquanto no âmbito do MEC pode ser entendidacomo uma estratégia de incremento da educação pública, no do MMA é uma função de Estado totalmente nova. Uma política pública representa a organização da ação do Estado para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade.


No Ministério do Meio Ambiente


– MMA


o Ministério do Meio Ambiente tem se orientado para programas que vislumbrem a possibilidade do envolvimento de 100% da população brasileira.Reconhecendo os limites operacionais do Estado para tal realização como intervenção direta, tem buscado formas subsidiárias que possibilitem estas políticas amplas  e democráticas


Podemos citar alguns programas e projetos  voltados aos municípios e suas articulações regionais, como os consórcios e comitês de bacia hidrográfica destinados ao envolvimento de cada um dos moradores da região que precisam e podem ser potencializados nas suas lutas cotidianas.





educação ambiental, por não estar presa a uma grade curricular rígida, pode ampliar conhecimento sem uma diversidade de dimensões Nesse sentido, quanto mais aprofundada fora articulação metodológica, de fato, tanto mais  será potencializada a sinergia das ações dos Ministérios. As idéias da pedagogia da práxis (MMADEA)e da pedagogia de projetos coletivos e transformadores (MEC-CGEA) convergem como eixos pedagógicos que consolidam a formação dos(as) educadores(as) ambientais





São definidos, portanto, alguns itens nos quais facilitadores (MEC-CGEA) e enraizadores


(MMA-DEA) podem se orientar para articular as Metodologias de formação:




  • Coletivos educadores: o interesse na perspectiva continuada de educação se dá na inclusão dos professores e professoras formados em seminários





  • Com-Vida-MES: as Com-Vidas podem ser articuladoras de processos de Municípios Educadores Sustentáveis na medida em que se articulam



(entre escolas, entre municípios)




  • Tema gerador–cardápio: o tema gerador consumo sustentável pode ser entendido como um deflagrador de um encontro dialógico no qual outros temas emergem, podendo haver outros temas geradores, que podem ser vistos como porta de entrada para o conhecimento pertinente e não como fins em si mesmos.









A EDUCAÇAO AMBIENTAL ESTUDO E INTERVENÇAO DO MEIO


Educação Ambiental, há poucas décadas discutida no Brasil, vem assumindo novas dimensões a cada ano, principalmente pela urgência de reversão do quadro de deterioração ambiental em que vivemos, efetivando práticas de desenvolvimento sustentado e melhor qualidade de vida para todos e aperfeiçoando sistemas de códigos que orientam a nossa relação com o meio natural.


No campo escolar a Educação Ambiental está presente nas Propostas Curriculares do Ensino Fundamental de 21 estados brasileiros. Avaliar uma modalidade de formação em educação ambiental,  Proporcionar condições para que os alunos de Química Ambiental possam vivenciar os problemas ambientais em escolas de ensino fundamental e propor melhoramentos ou mesmo soluções neste âmbito Possibilitar aos alunos a população sofre por falta de infra-estrutura básica


Em termos de educação ambiental, percebe-se a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da responsabilidade, da solidariedade e da qualidade de vida O envolvimento e a participação coletiva dos indivíduos na busca de soluções para diversos problemas ambientais com os quais deparamos, é um dos aspectos fundamentais dos trabalhos educativos, podendo se constituírem numa oportunidade para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à participação política e ao processo de construção da cidadania. A prática de ensino sustentada por simples


processos de transmissão/assimilação de conhecimentos não é suficiente ou adequada para a educação ambiental.








TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL


a educação, é um processo dinâmico em permanente construção. Deve portanto propiciar a reflexão, o debate e a sua própria modificação reconhecemos o papel central da educação na formação de valores e na ação social Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica.


Os valores básicos e a alienação e a não-participação da quase totalidade dos indivíduos na construção de seu futuro.


essas alternativas está a necessidade de abolição dos programas de desenvolvimento  ajustes e reformas econômicas que mantêm o atual modelo de crescimento, com seus terríveis efeitos sobre o ambiente e a diversidade de espécies, incluindo a humana.


a educação ambiental deve gerar, com urgência, mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta


PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL


A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade Tem o propósito de formar cidadãos


É um ato político, baseado em valores para a transformação social.


enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos deve tratar as questões globais críticas, suas causas e interrelações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico deve tratar as questões globais críticas, suas causas e interrelações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história indígena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, linguística e ecológica. Isto implica em uma revisão da história dos povos nativos para modificar os enfoques etnocêntricos, além de estimular a educação bilíngue.


deve estimular e potencializar o poder das diversas populações, promover oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade A educação ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humanaeducação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimento com os interesses de todos os setores da sociedade A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. E desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessa formas de vida pelos seres humanos.


PLANO DE AÇÃO


Incentivar a produção de conhecimentos, políticas, metodologias e práticas de Educação Ambiental em todos os espaços de educação formal, informal e não-formal  Promover e apoiar a capacitação de recursos humanos para preservar,conservar e gerenciar o ambiente Estimular posturais individuais e coletivas, bem como políticas institucionais que revisem permanentemente a coerência entre o que se diz e o que se faz, os valores de nossas culturas, tradições e história. Promover a co-responsbilidade dos gêneros feminino e masculino sobre a  produção, reprodução e manutenção da vida Estimular e apoiar a criação e o fortalecimento de associações de produtores e de consumidores Sensibilizar as populações para que constituam Conselhos Populares de Ação Ecológica e Gestão do Ambiente visando investigar, informa Criar condições educativas, jurídicas, organizacionais e políticas Promover relações de parceria e cooperação entre as ONGs e movimentos sociais e as agências da ONU (UNESCO, PNUMA, FAO, entre outras), a nível nacional, regional e internacional, a fim de estabelecer em conjunto as prioridades de ação para educação, meio ambiente e desenvolvimento Promover a criação e o fortalecimento de redes nacionais, regionais e Mundiais.Garantir que os meios de comunicação se transformem em instrumentos educacionais para a preservação e conservação de recursos naturais, apresentando a pluralidade de versões com fidedignidade e contextualizando as informações.Promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para a transformação Buscar alternativas de produção autogestionária apropriadas econômica e ecologicamente. Atuar para erradicar o racismo, o sexismo e outros preconceitos; e contribuir para um processo de reconhecimento da diversidade cultural, dos direitos territoriais e da autodeterminação pesquisa e extensão em educação ambiental e a criação, em cada universidade, de centros interdisciplinares para o meio ambiente. Assegurar que os grupos de ecologistas popularizem suas atividades e que as comunidades incorporem em seu cotidiano a questão ecológica. Estabelecer critérios para a aprovação de projetos de educação para sociedades sustentáveis, discutindo prioridades  sociais juntos às agências financiadoras.


SISTEMAS DE COORDENAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO.


Difundir e promover em todos os países o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade Global, através de campanhas individuais e coletivas promovidas por ONGs, movimentos sociais e outros


Estimular e criar organizações, grupos de ONGs e Movimentos Sociais para implantar, implementar, acompanhar e avaliar

Produzir materiais de divulgação deste Tratado e de seus desdobramentos em ações educativas, sob a forma de textos, cartilhas, cursos, pesquisas, eventos culturais, programas na mídia, feitas de criatividade popular, correio eletrônico, e outros. Estimular, criar e desenvolver redes de educadores ambientais. Coordenar ações de apoio aos movimentos sociais em defesa da melhoria da qualidade de vida, exsercendo assim uma efetiva solidariedade internacional.


GRUPOS A SEREM ENVOLVIDOS


para:


Organizações dos movimentos sociais-ecologistas, mulheres, jovens, grupos étnicos, artistas, agricultores, sindicalistas, associações de bairro, e outros.


ONGs comprometidas com os movimentos sociais de caráter popular.

Profissionais de educação interessados em implantar e implementar programas voltados à questão ambiental, tanto nas redes formais de ensino, como em outros espaços educacionais

Governos locais e nacionais capazes de atuar em sintonia/parceria com as propostas deste Tratado.


Empresários(as) comprometidos(as) em atuar dentro de uma lógica de recuperação e conservação do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida humana.


Comunidades alternativas que experimentam novos estilos de vida condizentes com os princípios e propostas deste


RECURSOS


Reservar uma parte significativa de seus recursos para o desenvolvimento de programas educativos relacionados com a melhoria do ambiente e qualidade de vida.


Reivindicar dos governos que destinem um percentual significativo do Produto Nacional Bruto para implantação de programas de Educação Ambiental em todos os setores da administração pública, com participação direta de ONGs e movimentos sociais.


Propor políticas econômicas que estimulem empresas a desenvolverem e aplicarem tecnologias apropriadas e a criarem programas de educação ambiental parte de treinamento de pessoal para a comunidade em geral.


Incentivar as agências financiadoras a alocarem recursos significativos a projetos dedicados à educação ambiental parte de treinamento de pessoal e para a comunidade em geral. Incentivar as agências financiadoras a alocarem recursos significativos a projetos dedicados à educação ambiental; além de garantir sua presença em outros projetos a serem aprovados, sempre que possível. Contribuir para a formação de um sistema bancário planetário das ONGs e movimentos sociais, cooperativo e descentralizado, que se proponha a destinar uma parte de seus recursos para programas de educação e seja, ao mesmo tempo. um exercícios educativo de utilização de recursos financeiros.
http://www.artigonal.com/multimidia-artigos/meio-ambiente-e-vida-4862670.html

Perfil do Autor

UNIVERSITARIA DE SERVIÇO SOCIAL MORADORA DA CIDADE GLORIA DE DOURADOS  COM ESPECIALIZAÇAO EM MEIO AMBIENTE
 

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