6.2.11

Até 2050, 95% da energia mundial deverá ser produzida de fontes renováveis


Até 2050, 95% da demanda energética mundial deverá ser proveniente de fontes renováveis, segundo estudo com novas perspectivas do futuro mundial em relação à produção de energia limpa, realizado pela ONG ambiental WWF. O resultado do estudo foi divulgado nessa última quinta-feira, 03.


A proposta não inclui somente uma nova realidade da produção, mas também estratégias que sejam capazes de reduzir até 15% do consumo energético, em relação ao ano de 2005. A pesquisa garante que os combustíveis fósseis poderão ser praticamente abandonados nas próximas décadas. Hoje, eles fornecem 80% da energia global. A biomassa e a energia nuclear também podem ser deixadas de lado nos anos que se seguem.

Entretanto, a receita para essa mudança não é tão simples e demandaria um grande esforço econômico mundial. O primeiro passo para um novo cenário está relacionado aos sistemas de calefação, muito presente nos países frios do hemisfério norte. É essencial que os gastos com o aquecimento dos edifícios sejam reduzidos em 60%. Esse objetivo pode ser alcançado através da melhora na eficiência energética e aproveitamento da energia solar.

As instalações elétricas atuais também precisariam ser transformadas para redes inteligentes e econômicas. O transporte sofreria alterações para que a eletricidade fosse o principal “combustível” para a locomoção global. O direcionamento feito pela consultoria inclui o forte incentivo ao uso das bicicletas, do transporte público e caminhadas. Até mesmo a alimentação precisaria ter novos formatos, com o consumo de carne reduzido pela metade nos países industrializados e acrescido em 25% nas nações em desenvolvimento.

Para que seja possível suprir 95% da demanda energética com fontes renováveis, mesmo com essas alternativas que reduzem o consumo, o mundo precisaria se juntar em investimentos pesados. Durante os próximos 25 anos, seria necessário investir US$ 4,8 trilhões anualmente. Em contrapartida, no fim do prazo passaríamos a economizar US$ 5,5 trilhões por ano, em comparação aos gastos atuais. Mesmo sendo uma proposta ambiciosa, o estudo garante que ela seja tecnicamente possível. 


Fonte: Cliclo Vivo citado por Painel Florestal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs