15.11.10

Código Florestal não é a Bíblia, diz Katia Abreu

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, disse quarta em Palmas que o Código Florestal brasileiro precisa ser modernizado.


“O código florestal precisa ser atualizado. Ele não é uma bíblia que não possa sofrer modificações”, disse a senadora.
Segundo Kátia Abreu o Código Florestal não é nem mesmo uma lei. "são medidas provisórias que jamais foram votadas no congresso nacional”, explica. A senadora disse que o tema, que tem gerado polêmica nos últimos meses, é discutido há 14 anos pela CNA e que o Código realmente precisa de reformulações.

Dona Abreu tem razão. Durante anos o pessoal da CNA tem levantado sozinhos a questão do Código Florestal e têm apanhado mais do que boi ladrão. Nos últimos anos a CNA se retraiu. Aprendeu que não dá para bater de frente com a muralha ideológica do fundamentalismo ambiental.

Eu acho que a atitude de se retrair foi acertada. Eu também discuto o Código Florestal a mais de vinte anos e vi de longe a CNA tomar porrada sozinha dos fundamentalistas de ½ ambiente. Mas acho que está no hora de se rever isso. A entrada do Dep. Rebelo nesse tema, acidentalmente ou não, mostrou que a muralha do fundamentalismo verde não é inexpugnável.

As circunstâncias hoje são outras. O trabalho do Prof. Evaristo Miranda, a entrada do Ministério da Agricultura no cenário, os depoimentos de pequenos produtores nas audiências públicas da Comissão Especial, a mobilização da base dos produtores rurais em reação ao decreto que regulamenta a lei de crimes ambientais e que transforma todos em criminosos criaram uma circunstância diferente. Omitir-se agora é um erro.

Todos aqueles que são prejudicados pelos equívocos do Código Florestal devem de manifestar, e devem fazê-lo agora. Os próximos 8 meses serão definitivos.


Fonte: Ciro Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

análise de SEO gratuito para blogs